Se enxergar dói!



A cada dia que passa, percebo que sou menos especial. Menos diferente, menos rara. A cada dia que passa eu consigo enxergar que sou mais normal do que qualquer ser humano normal e pior, enxergo que não sou tão boa quanto eu imaginava ser. Não quero nem pensar se admitir isso ou não é algo que merece algum louvor, não quero me deprimir, mas quero acordar. E não vou acordar sozinha, quero te arrastar também. 

Sempre penso em crescimento, progresso constante, maturidade, alcançar as metas e viver vários sonhos. Mas, as vezes é necessário saber como você está por dentro para que tudo possa fazer sentido. Alcançar suas metas é sim algo louvável, mas chegar podre por dentro e pior, sem saber como está fedendo, é o mesmo que ser abortado. Não florescerá!

Eu preciso e serei dura, porque é bom ser duro consigo para então ser dura com o próximo, serei então dura com ambos e falarei sem hesitar o quanto não somos tão bons quanto pensamos. Sempre que faço alguma besteira, costumo olhar para dentro e procurar o que está errado. Não é fácil, as vezes a gente não vê erro algum. E sim, você e eu julgamos meio mundo de gente, mas não conseguimos admitir nossas falhas e defeitos. 

Quer saber de uma coisa? Eu cansei, sim, cansei de me achar boa, cansei de esquecer os meus defeitos, cansei de me desculpar, cansei de sofrer por não encontrar as minhas falhas, por admiti-las. É difícil, dói demais descobrir defeitos, dói olhar pra dentro e não encontrar nossa fantasia de boa pessoa, dói. Acredite, essa é a melhor dor! Tudo o que uma pessoa mimada ou arrogante precisa é  ouvir umas boas verdades na cara de vez em quando, faz muito bem, obrigada.

Fiz um texto recentemente aqui e intitulei: "melhor que quem?". Eu preciso bater nessa tecla agora porque condiz totalmente com essa questão. Talvez se os nossos pais e familiares não insistissem tanto em nos elogiar e mimar, pudéssemos ser mais rápidos em perceber e sofrêssemos menos ao ver nosso defeitos. A princesinha da mamãe e da titia é capaz de magoar, poxa vida! Dói sabe que ela não é e nunca foi a fantasia  que vocês criaram.

Mas... tudo bem! Quem é perfeito? Quem é melhor que quem? Temos o direito de errar, nem todo mundo vai conseguir enxergar seus defeitos, mas olha só: bem vindo ao mundo real, onde um dia querendo ou não, nem que seja por uma hora, você irá perceber que não é tão bom assim.

As vezes é sem querer, reprodução de comportamento, vontade de manter tudo sob controle, medo, vergonha, imaturidade, são tantos os motivos que temos para errar. Só que enxergar as razões é fundamental, se escondêssemos menos quem nós somos, ou melhor, se soubéssemos quem somos... tudo seria mais fácil e mais justo. 

Esses textos que escrevo aqui são uma forma de expressão não convencional, afinal, poderiam estar guardados num bloco de notas e serem lidos apenas por mim, mas esse não é o caso, você já percebeu. Então, o que temos para hoje é um convite ao conhecimento interior, isso até soa como papo de religião "zen", aula de ioga e essas historinhas de "paz e amor". Será? 

Se os religiosos se conhecessem e soubessem o que o é amor, primeiro: não seriam chamados de religiosos, inclusive. Fecha parênteses. Por favor, se você souber quem você é, você irá melhorar a vida de todos ao seu redor, se eu souber e admitir quem eu sou, eu melhorarei a vida de todos ao meu redor. Precisamos sentir a dor de enxergar quem nós somos, precisamos mudar, precisamos sentir a dor de ver que a fantasia da perfeição é nojenta. 

Se te serve de consolo, ninguém é especial. Somos todos seres humanos iguais e diferentes em vários aspectos, a questão é escolher viver uma farsa ou ser feliz com a verdade. Se ver por dentro dói, mas a melhor dor é aquela que trará fruto, a pior, todavia, é magoar alguém com sua podridão interior. 

Comentários