Melhor que quem?

Crédito: Safiyyah Patel/Al Jazeera

Você não é melhor. Não importa o que sua mãe, pai, tios, amigos, avós, desconhecidos, namorados, marido, esposa, filhos, nem qualquer outra pessoa tenha dito. Acredite, você não é melhor. A grande verdade é que por mais diferentes que sejamos, somos todos iguais. Por isso, ninguém é melhor. Eu acredito nisso e essa coisa de primeiro, segundo, terceiro e último lugar, para mim é outra questão. Não estou falando de esportes, o assunto aqui é "ser". E ninguém É maior nem melhor que ninguém.

Se você achou até aqui que era melhor, porque tinha um condição financeira melhor, ou cabelo "X", se você achou que era melhor porque teve um infância difícil e conquistou muita coisa e grana, saiba que você continua sendo igual. Todos temos capacidades, todos temos o poder de decisão, alguns de nós tem mais privilégios, alguns, menos. Mas ainda assim somos todos iguais.

Justo seria uma realidade onde todos soubessem o quanto saber que somos iguais pode nos fazer pessoas melhores. O quanto competir não é saudável quando se quer impor algo perante alguém, sendo esse algo, um fator de desigualdade o qual provocará a continuação de uma sociedade lixo, hipócrita e que insiste em privar-nos de saber que a igualdade vai além de não haver diversidade.

Podemos ser diferentes como já falei, mas entendam que ainda assim somos todos iguais. Você já foi inferiorizado, ou precisou se ajustar para participar de algum grupinho? Lógico que sim, eu já. Você já achou que fosse melhor que alguém? Já percebeu que alguém te achava inferior? A vida vem igual para todos. Respiramos, crescemos, comemos, sorrimos e choramos. Sua dificuldades, seus talentos ou sua beleza não são fatores que te tornarão melhor que alguém. 

Você é você, eu sou eu, fulano é fulano e ainda assim somos todos iguais. Com erros, acertos, traumas e boas lembranças. Com mãe presente, mãe ausente, criado por vó, criado por tio, criado por um casal homossexual, criado num orfanato, criado na rua, criado por um pai bêbado, criado por uma família feliz, pobre, classe média, rica, pequena ou grande, ainda assim somos todos iguais.

As nossas diferenças nos tornam iguais e não melhores. Ser melhor é ser igual e ser igual é ser melhor. Saber que é igual, respeitar as diferenças, preferências e fazer proveito da igualdade inerente. Você é melhor que quem? Você realmente acha que o que você tem, o que você é, o que você sabe, te torna alguém melhor? Por favor, entenda: para crescer como ser humano é necessário entender a igualdade do todo, da massa, do ser. Somos todos iguais, querendo ou não, achando bonito ou não. Você é melhor que quem?

Comentários