O que é o "tour pelo meu corpo"? Desconstrução e empoderamento!

O "Tour pelo meu corpo" é um vídeo criado pela Luiza Junqueira, uma Youtuber cujo canal se chama: "Tá querida". Ele é literalmente um tour pelo corpo da Luiza, gente. O objetivo do vídeo é basicamente mostrar a realidade de um corpo normal e mostrar às pessoas que se amar, se "empoderar", começa amando o seu corpo do jeito que ele é.

O tour pelo meu corpo não tem conotação sexual, não tem como objetivo seduzir alguém, somente exibir o corpo ou qualquer coisa do tipo. O real desejo dessa exposição é promover empoderamento, aceitação, mostrar que não é vergonhoso ou nojento ter um corpo foram dos padrões ditados.



O vídeo da Luiza "viralizou" e agora ele é uma espécie de TAG, desde então, várias pessoas começaram a gravar esse tour também. A desconstrução da imagem de um corpo perfeito e do ideal de corpos que não são reais ou que não representam a maioria é o grande intuito da "Tour pelo meu corpo".

Esse aqui é o vídeo da Luíza:





Eu não seguia o "Tá querida", portanto, eu não sabia que essa ideia havia surgido nesse canal, o primeiro vídeo de Tour pelo meu corpo que eu assisti foi o da Karen Portela, uma youtuber que eu sigo há bastante tempo. A Ka, teve filho ano passado e decidiu fazer esse vídeo por diversos motivos. Todos nós sabemos que a maternidade faz a mulher ganhar peso e deixa diversas marcas.

Dá uma olhadinha no vídeo da Ka, eu gostei bastante:





Eu sigo a Ellora Haonne, ela é uma youtuber que toca bastante na questão do empoderamento feminino dentre outras questões. Fisicamente ela tem um biótipo bem comum, magro e normal. Mas, assim como as outras duas, a Ellora  quis mostrar o quanto buscamos seguir padrões que não deveriam ser padrões, afinal esses corpos perfeitos pertencem a uma minoria. PS: não existem corpos perfeitos.




O empoderamento feminino não veio para machucar ninguém, ele veio para que as mulheres parem de ser tão machucadas. Somos livres para seguir moda ou não e não precisamos estar sempre impecáveis, somos seres humanos normais.

Acredito que o "Tour pelo meu corpo" seja uma reação a anos de tortura e subserviência. Nosso lugar sempre foi onde quiséssemos estar, mas estivemos onde nos colocaram. E quem nos colocou? Eles, eles, eles e elAs também.

Me sigam lá no Instagram: @Divaluxo_

Comentários