Como ter um dia produtivo?

Quando percebo que o meu dia não rendeu nada e que a preguiça me fez perder horas preciosas fico muito chateada e isso me faz perder ainda mais tempo. Se dormirmos oito horas por dia nos sobra 16 horas para produzir algo, resolver questões, ajudar alguém, contribuir de alguma forma pra que o mundo melhore, sabe... Então pensando em todo o bem coletivo que um dia produtivo na sua vida pode causar, vamos a algumas dicas de coisas que funcionam pra mim e que eu acho que também irão te ajudar bastante. Decidi separar o dia em três partes, para que as dicas sejam mais específicas:


MANHÃ PRODUTIVA



Para ter uma manhã produtiva é essencial que você tenha uma boa noite de sono e que não acorde tarde, porque assim você terá mais horas para produzir. Na minha opinião acordar das 7 às 8 horas é  o ideal e como já falei, funciona bastante pra mim. Vamos às dicas:

1. Tome café da manhã assim que acordar, isso evita que você faça algo sem paciência por estar com fome e te dará mais energia para começar o dia.

2. Arrume a cama, deixe ela bem arrumadinha de forma que você não tenha coragem de deitar nela e bagunçar. Assim você evita de voltar a dormir e ainda deixa o quarto arrumado para dar orgulho aos seus pais, HAHA!

3. Abra as janelas do quarto para ventilar e pra que o vento leve sua preguiça embora e o sol te dê mais ânimo para começar suas atividades.

4. Se você trabalha e estuda no seu quarto, essas dicas anteriores já podem ser feitas nele, mas se você trabalha fora, procure sempre arrumar o seu escritório ou seja lá qual for o ambiente em que você trabalha. 

5. Como eu trabalho em casa, depois de arrumar o quarto eu tomo banho porque aproveito que me movimentei varrendo o quarto e organizando as coisas e o frio já foi embora. Banho é renovação, ninguém merece trabalhar suada ou com a cara oleosa.

5.1 Cheque sempre a sua agenda para direcionar bem o seu dia logo pela manhã. Estabeleça prioridades e execute-as sem moleza.

6. Procure se sentir bem fisicamente, trabalhar e ir a faculdade arrumada faz com que eu me sinta melhor. Acho que ninguém perde nada por estar arrumado, muito pelo contrário. Uma roupa bonita e confortável dá um UP, o que nos impulsiona a encarar o mundo de frente, lacrando com nosso rímel a prova d'gua poderoso.

7. Faça um lanchinho no meio da manhã, isso traz esperança para nossa vida e deixa nossa mente mais feliz e produtiva até que a tão esperada hora do almoço chegue.

8. Esqueça um pouco o celular e foque no trabalho/estudo. Desligue o wifi sempre que puder e saia das suas contas como Instagram e Facebook para não ficar tentado a dar umas olhadinhas.


TARDE PRODUTIVA



Para ter uma tarde produtiva você precisa almoçar bem e não ter se empanturrado de comida. Comer até se sentir satisfeita é o ideal, isso porque quando comemos muito ficamos sonolentos e isso vai totalmente na linha oposta do nosso objetivo, que é produzir!

1. Depois de almoçar, descanse (isso não significa necessariamente dormir), mas parar um pouco e deixar a mente relaxar.

2. Após descansar vá rápido ao que interessa, não enrole vendo vídeos na internet! A hora passa muito rápido depois do almoço.

3. Resistir ao soninho que bate a tarde é fundamental, então procure não parar entre uma atividade e outra.

3.1 Procure sempre checar a sua agenda de atividades para não esquecer de cumprir nenhuma delas!

4. Lanchar a tarde é uma forma de descansar e alegrar o estômago, mas cuidado para não demorar demais e acabar enrolando... a gente se conhece, vamos ser sinceros!


NOITE PRODUTIVA



Quando eu chego em casa da faculdade a única coisa que eu quero fazer é descansar, mas consegui estabelecer uma sequência bem legal e produtiva, vejam só:

1. Tomar banho é quase lavar a alma, então deve ser a primeira coisa a ser feita ao chegar em casa. Acredito que ele seja responsável por tirar uns 20% do cansaço que o dia causou.

2. Jantar é um momento muito feliz do meu dia, é minha recompensa e o prêmio no qual venho pensando na volta pra casa. Então, coma bem, nada de miojo por favor!

3. Depois de comer eu vou pro Youtube assistir videos ou assisto alguma coisa no Netflix, isso me faz descansar e me deixa animada. Em seguida quando me sinto menos cansada, vou pro computador produzir algum texto, postar no blog ou estudar, enfim sempre faço algo depois que dou essa relaxada.

4. Cuidado com o celular, ele pode fazer você perder horas de produção ou de sono.

5. Chega um horário do dia em que você precisa poupar sua mente, então estabeleça um horário definido para parar de trabalhar ou estudar, emfim.

6. Lembre de montar a sua agenda para o dia seguinte, para que mais um dia produtivo seja executado com sucesso!


Espero que essas dicas te ajudem, você pode e deve adaptá-las para sua rotina e ser mais feliz e produtiva com elas. Até a próxima!!



Comentários